O AMIGO PERGUNTA
João Bandeira: “Você disse que a homofobia é resultado de um medo de uma fração gay da própria pessoa. Quer dizer que o homofóbico é um gay enrustido?”
Francisco Daudt. Não necessariamente. Os héteros sem nenhuma capacidade de desejo homoerótico são apenas 50% da população; assim como os gays sem nenhuma capacidade de desejo hétero são só 3%. O resto tem misturas percentuais variadas.
Como se avalia essa predominância de desejo? Entre os homens, é muito fácil: “para onde vão seus olhos?, que corpos te atraem?”. A resposta a essa pergunta define a predominância hétero ou homoerótica.
Definindo gay como quem tem mais de 50% de desejo homoerótico, um hétero pode bem ter 10% de desejo homoerótico, fazer disso um drama, e em vez de desfrutar desse seu "capital", em vez de fazê-lo render lucro, o coitado pode morrer de medo e entrar em mecanismos de defesa como a projeção, apontar os outros e dizer que "gay é ele, eu não!".
O termo “enrustido” significa que a pessoa tem plena consciência de algo que quer ocultar. Não é o que costuma acontecer com a “turma dos 10%”, pois eles causam mais perturbação do que consciência.
Cadstre-se em: drdaudtai.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário