sexta-feira, 26 de junho de 2026

O QUE É O SUPEREGO?

 



- O superego é uma “voz” interna que julga a gente.

- Muitas vezes não é voz, mas choques: angústia, culpa, vergonha, sensação de ridículo.

- Ele cobra, critica e acusa o tempo todo.

- Parece ser nosso, mas funciona como alguém de fora nos observando.

- Sempre compara a gente com ideais difíceis de alcançar.

- Cria regras e exige comportamentos.

- Freud chamou isso de “superego” (“o que está acima de mim”).

- No dia a dia, a gente entra em conflito com ele: ou obedece, ou diz “dane-se”.

- O “dane-se” dá alívio momentâneo.

- Depois vem a “ressaca moral”: culpa e vergonha mais fortes.

- Isso pode virar um ciclo — base dos vícios.

- Esse ciclo mostra que há dois lados: quem cobra e quem reage.

- Portanto, o superego não somos nós — é uma parte separada.

- Podemos também nos identificar com ele.

- Ele seduz porque parece forte e poderoso.

- Então passamos a agir como ele: julgando e mandando nos outros.
- Isso dá uma sensação de poder.

- A psicanálise ajuda a entender como ele funciona.

- Diferencia valores úteis das imposições exageradas.

- E mostra como o conflito com ele pode gerar neuroses e vícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário